Baixe grátis o livro: Mídias Sociais no Brasil Emergente
--
Quando a versão em inglês desse livro foi publicada no ano passado, muitas pessoas perguntaram se ele sairia em português. Aqui está. E graças à ação conjunta das editoras envolvidas na publicação, também sai com versões em papel e em PDF.
PDF grátis – Você pode baixar o PDF grátis e terá o conteúdo integral em português. Ele está disponível desse jeito graças à popularização da ideia de acesso livre ou open access para pesquisas científicas.
Impresso com qualidade – Em vez de fazer uma cópia xerox ou por impressora, você pode comprar o livro, que é mais conveniente para se manusear, sem ter que gastar muito mais por isso.
Trabalho comparativo – Aproveito para lembrar que o projeto Why We Post é um exemplo pouco comum de pesquisa antropológica realizada de forma comparativa. Nove antropólogos trabalharam coordenadamente antes, durante e depois de suas pesquisas de campo. Este artigo em inglês e esta palestra do professor Daniel Miller explicam o processo.
Outros emergentes – Finalmente, recomendo aos que gostarem do meu livro sobre o Brasil que leiam também os livros sobre outros países emergentes que fizeram parte do nosso estudo comparativo: Chile, China Industrial, Índia, Trinidade e Turquia.
Boas práticas — Foi o próprio projeto Why We Post que direcionou recursos para o meu livro ser traduzido para o português. É um precedente a ser imitado: disponibilizar o resultado da pesquisa na língua da sociedade onde o estudo aconteceu.
Brasil popular — Meu trabalho é devedor da excelente bibliografia sobre camadas populares que existe no Brasil. Recomendo enfaticamente a leitura de Família, Fofoca e Honra da professora Cláudia Fonseca da UFRGS.
Também aproveitei muito o campo aberto pelo estudo Máquinas, Conexões e Saberes da antropóloga Lucia Scalco, orientada pela Cláudia, e A Família como Espelho da professora Cynthia Sarti. E devo muito também à professora Rosana Pinheiro-Machado, por apontar essas e outras referências importantes.